Aprendendo a tatuar - motivos para participar ativamente das aulas

 Dentro de sala de aula, temos dois papéis que estão sempre em evidência: o papel do aluno e o papel do professor.

A função do professor na escola nunca foi tão discutida: com o acesso à informação democratizado pela internet e com as novas gerações de estudantes cada vez mais conectadas, o educador precisou deixar de ser somente o detentor do conhecimento para, no lugar disso, colocar-se ao lado do aluno, no papel de mediador e guia.

Entretanto, se a posição que o professor deve assumir fica cada dia mais clara, por vezes se esquece de que o processo de ensino-aprendizado também envolve a participação de outro personagem: o próprio estudante.

Principal papel do aluno: focar no aprendizado a longo prazo

Se Philippe Jonnaert e Cécile Vander Borght, autores de “Criar condições para aprender: o socioconstrutivismo na formação do professor, definem o papel do estudante como simplesmente o de aprender, é preciso que os alunos saibam que esse aprendizado não visa apenas à obtenção de boas notas em certa prova ou a realização de um exercício específico.

Ao contrário, realizar as atividades cotidianas exigidas pela escola não são, por si só, os motivos pelos quais se é estudante, mas sim as etapas pelas quais se deve passar para chegar ao verdadeiro papel do aluno: adquirir conhecimento e experiência de modo a atingir objetivos maiores, de longo prazo.

Direcionar o aprendizado segundo objetivos individuais

Os objetivos de longo prazo podem variar bastante de aluno para aluno, afinal, cada um quer chegar a um lugar diferente. Para isso, é preciso direcionar o que se aprende na escola.

Porém, esse é um papel que dificilmente pode ser cumprido pelo professor ou pela instituição de ensino, visto que ninguém além do próprio estudante pode ter certeza do seu destino e, mesmo em escolas pequenas, a quantidade de alunos inviabilizaria um direcionamento tão específico.

Sendo assim, cabe ao aluno decidir que caminho deseja seguir no futuro, ainda que com a orientação de um professor ou um psicólogo. A partir disso, pode concentrar seus esforços para o alcance dessa meta.

Aproveitar as oportunidades oferecidas

Sabe-se que a escola e o professor têm o papel de oferecer as condições e ferramentas necessárias para proporcionar o melhor aprendizado aos estudantes. No entanto, não há dúvida de que a instituição não tem o poder de forçar o aluno a fazer uso desses recursos. Logo, a responsabilidade de aproveitar ao máximo o que a escola e seus educadores oferecem — envolvendo-se nas aulas, participando das atividades propostas e estudando também em casa — é do aluno.

Ter participação ativa, consciência e engajamento

É possível concluir que o papel do aluno é de estudar visando ao aprendizado a longo prazo e ao cumprimento de seus objetivos pessoais, o que requer sua participação ativa e voluntária em muito do que a escola propõe.

Portanto, tenham consciência: o seu desempenho terá relação direta com a sua participação em todas as atividades propostas no curso, sejam elas teóricas, práticas em pele artificial ou práticas em modelos, bem como nas atividades paralelas de marketing, administração e fotografia.

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